Acidentes de Avião são fáceis de Ocorrer?

Compartilhe...

Este pequeno vídeo do YouTube não vai ajudar muito a quem tem medo de voar.

Ele é bem curto e mostra a decolagem de uma aeronave de grande porte. Lembrou-me a história bíblica em que o pequeno Davi derrota o gigantesco Golias, e foi quase isto o que aconteceu.
Por volta do quarto segundo do vídeo aparece uma seta branca, colocada por edição na imagem. Ela aponta para um pequeno ponto. Sem ela, possivelmente, você nem notaria em que momento o problema começou. Daí em diante, a turbina está em chamas e o piloto chama pelo rádio a torre de comando com o: “Mayday, mayday, mayday”, a famosa chamada radiotelefônica de emergência ou socorro.



Se você não entendeu exatamente o que causou o fogo na turbina, é simples: um pássaro, provavelmente, um prosaico urubu, engolido pelo motor da aeronave. Ou seja, um pequeno Davi, de uns poucos quilos, quase derruba um Golias, de centenas de toneladas. Digo quase porque o avião não caiu. Como estava perto do aeroporto, voltou e pousou. Mas, se o fato tivesse ocorrido em outra altitude, o desfecho poderia ser bem outro.

MayDay – Uma curiosidade.
Mayday não tem nenhuma relação com May Day, o Primeiro de Maio ou Dia do Trabalho em inglês. A palavra é o código para um pedido de socorro usado por tripulantes de navios e aeronaves. Curiosamente, sua origem é francesa, vem de “m'aidez”, que significa "ajude-me". O termo faz parte do Código internacional de sinais e do Código Fonético Internacional.

Compartilhe. . .

0 comentários: