Corridas de Drifting (derrapagem) e Piloto Robô

Compartilhe...

.
O filme "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio" apresentou para a maioria dos brasileiro adeptos de automobilismo as corridas de derrapagem ou "drifting". Muitos já deviam ter visto a prática de "drift" do tipo o ficar fazendo círculos em torno de si mesmo com o carro, mas certamente poucos conheciam as corridas como um esporte de competição. A idéia básica da derrapagem é fazer o carro a deslizar lateralmente nas curvas, ao longo do trajeto da pista e simultaneamente disputar com competidores que estão fazendo o mesmo.

Essas corridas nasceram no Japão mas já se espalharam para outros países. Nos Estados Unidos existe a Fórmula D com corridas em vários estados, que são transmitidas ao vivo pela ESPN.

O grande atrativo da modalidade é a contradição entre derrapar propositalmente e manter o controle do veículo com isto. Ou seja, fazendo os pneus perderem a aderência, o piloto consegue executar as curvas com perfeição. É claro que muita borracha e fumaça são gastas para conseguir a proeza, pois os motoristas efetuam deslizamentos laterais em pistas demarcada, em velocidades entre 130/140 km por hora.

Um Mestre da Derrapagem.

Neste primeiro vídeo você verá a inacreditável habilidade do piloto. Ele corre em uma pista fictícia em formato de “8”. No centro de cada uma das duas bolinhas do “8” há uma pessoa, sem absolutamente nenhuma proteção. Coisa de Malucos! Os movimentos são super velozes e o controle do carro é impecável. O vídeo é de qualidade ruim, mas preste muita atenção na capacidade do piloto.




Mini Cooper em Derrapagem na Inglaterra
Aqui um Mini Cooper, um carro inglês bem pequeno, dá uma demonstração muito boa de competição em pista demarcada. O piloto é capaz de fazer curvas muito fechadas e NÃO DEIXE DE VER O FINAL!




Fórmula Drifiting: Um Mustang mostrando tração.
O piloto Vaughn Gittin Jr. foi o primeiro americano a vencer o D1GP, o Grand Prix de Derrapagem nos Estados Unidos. A bordo de um Mustang, mostra o que este carro é capaz de fazer em corridas de drifting



O piloto é um Robô!

Um carro da Volkswagen, muito parecido com um Golf é dirigido em uma pista de teste, demarcada com cones, sem nenhum comando humano. Sensores especiais colocados na dianteira e na traseira do veículo enviam informações a um computador que comanda o sistema de direção, marchas, aceleração e frenagem. Os tempos de passagem são cronometrados e os resultados, pelo menos os que estão no vídeo, são realmente surpreendentes. Está certo que deve demorar para a novidade se tornar um equipamento viável na escala industrial que as fábricas de automóveis necessitam, mas, quem sabe, daqui alguns anos você poderá andar de carro por aí sendo o passageiro e com ninguém na posição do motorista. É esperar e ver...




.

Compartilhe. . .

0 comentários: